AD (728x90)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Alienígenas Malthusianos!

Em 12 de outubro de 1999 a população mundial alcançou 6 bilhões de pessoas. Demorou até 1800 para que a população mundial alcançasse seu primeiro bilhão, e levou mais um século para que ela chegasse ao seu segundo bilhão. Mas nos últimos 50 anos mais seres humanos surgiram na face do planeta do que nos últimos 4 milhões de anos! Se a humanidade continuar a aumentar nesta mesma proporção, em apenas 6.000 anos sua massa total será equivalente à de todo o Universo!Os primeiros pensamentos que surgem são certamente Malthusianos: o crescimento populacional precisa ser contido de forma voluntária e planejada, ou de outra forma ele será contido de forma involuntária e catastrófica. Muito, muito antes que a humanidade iguale a massa do Universo deve certamente esgotar os limitados recursos terrestres. Pensar em Thomas Malthus é pensar sobre a humanidade e sua constante luta pela sobrevivência com recursos limitados, e era justamente esta a idéia de Malthus, segundo a qual as coisas foram arranjadas assim por Deus para evitar que o homem sucumba à preguiça. Darwin e Wallace subtrairiam Deus da equação e criariam a teoria da evolução, reconhecendo as idéias de Malthus como inspiração.Entretanto, para aqueles que olham para o céu e logo pensam em alienígenas há um sentido inesperado nesses pensamentos. Se os alienígenas se reproduzem, também devem estar sujeitos aos mesmos problemas Malthusianos. Eles também devem ter a tendência de aumentar sua população geométrica e indefinidamente - se dispuserem de recursos para tal. A diferença é que os alienígenas podem muito bem ter encarado esses problemas milhões de anos antes que o homem surgisse sobre a face da Terra.
O que nos leva ao paradoxo de Fermi. Há uma ligação entre as idéias de Malthus e o paradoxo de Fermi e talvez a melhor e mais simples forma de entender o paradoxo seja encará-lo como uma versão mais abrangente das idéias de Malthus. Quando se pensa sobre Malthus, imagina-se a humanidade multiplicando-se geometricamente, lotando o planeta e esgotando seus recursos. Podemos dar o passo além que Malthus jamais ousaria tomar em sua época e imaginar que a humanidade, ao invés de entrar em colapso, passará a colonizar outros planetas. E que isso ocorrerá até que inevitavelmente a humanidade preencha a galáxia e quem sabe, o Universo.Esse ponto de vista Malthusiano não é nada desvairado: como visto no começo deste texto, se a taxa de crescimento que assistimos no século XX for mantida, em apenas 6.000 anos a humanidade igualará a massa de todo o Universo - e tal crescimento não pareceu em nada anormal, pelo contrário, a muitos pareceu muito natural! A humanidade pode não chegar a tal ponto mesmo em 250.000 anos, mas a colonização da galáxia vista de um ponto de vista Malthusiano parece inevitável. Mesmo que o crescimento populacional fosse reduzido a um milionésimo do atual, o que seria sob muitos pontos de vista um crescimento zero, a humanidade ainda igualaria a massa do Universo em 7 bilhões de anos - e o Universo tem 12 bilhões de anos!
Nós podemos dar finalmente o passo final que Malthus jamais daria e imaginar que tais pensamentos devam ser aplicados também a civilizações extraterrestres. Se a colonização da galáxia parece o destino inevitável da humanidade Malthusiana, por que não foi o de uma outra civilização alienígena? Qualquer outra?Essa é uma pergunta até o momento sem resposta. É porém uma das melhores perguntas já feitas pelo homem, e é tão boa que é um famoso paradoxo denominado 'paradoxo de Fermi' devido ao físico que a formulou nos anos 50. Muitos explicam o paradoxo de Fermi em algumas linhas, geralmente aniquilando sua profundidade, ao passo que de outra forma é preciso um caminho muito longo. Talvez Malthus ajude as pessoas a entender rapidamente porque nós olhamos para o vazio do espaço e não entendemos nada: alienígenas Malthusianos deveriam estar lotando tudo.

Falow!

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Total de visualizações

 
Powered by Blogger