ADS

Um pouco sobre o Wendigo



Wendigo (também Windigo, Windago, Windiga, Witiko, Wihtikow e outras variações) é um criatura sobrenatural que faz parte da mitologia do povo indígena da América do Norte Ojíbuas. De acordo com a mitologia, o Wendigo é formado a partir de um humano qualquer, que passou muita fome durante um inverno rigoroso, e para se alimentar, comeu seus próprios companheiros. Após perpetuar atos canibais por muito tempo, acaba se tornando este monstro e ganha muitos atributos para caçar e se alimentar mais como, por exemplo, poder imitar a voz humana, escalar árvores, suportar cargas muito pesadas, e além disso tem uma inteligência sobrehumana. O Wendigo também tem a capacidade de hibernar por anos, e para suportar os invernos, estoca suas vítimas em cavernas subterrâneas onde as devora lentamente. De acordo com a mitologia indígena, para destruir um Wendigo é preciso queimá-lo, pois segundo os indígenas, Wendigo tem um corpo sobrehumano também que lhe permite sobreviver a qualquer tipo de ferimento inconstante.


Na mitologia Algonquian

O Wendigo é parte dos sistemas de crenças tradicionais de várias tribos Algonquian-falando no norte dos Estados Unidos e Canadá, mais notadamente os Ojibwa / Saulteaux, a Cree, e os Inuits / Naskapi / Montagnais. Descrições Embora variam pouco, comum a todas estas culturas foi a concepção de Wendigos como malévolo, canibais, seres sobrenaturais (Manitous) de grande poder espiritual.Eles estavam fortemente associados com o inverno, o Norte, e frieza, bem como com a fome ea inanição.Basil Johnston, um professor Ojibwa e estudioso de Ontário, dá uma descrição de como Wendigos eram vistos:

"O Wendigo foi magro ao ponto de emagrecimento, a pele ressecada colada sobre os seus ossos. Com os seus ossos empurrando-se contra a sua pele, sua pele a cinza cinza da morte, e seus olhos empurrados profundamente em suas órbitas, o Wendigo parecia um esqueleto descarnado recentemente desenterrado do túmulo. O que ele tinha de lábios foram rasgados e sangrentos [....] impuros e que sofrem de supurações da carne, o Wendigo exalava um odor estranho e misterioso de decadência e decomposição, da morte e da corrupção. "

Ao mesmo tempo, Wendigos eram personificações da gula, ganância e excesso, nunca satisfeito após o abate e consumo de uma pessoa, eles eram constantemente à procura de novas vítimas. Em algumas tradições, os seres humanos que se tornaram dominados pela ganância podem virar Wendigos; o mito Wendigo, assim, serviu como uma forma de incentivar a cooperação e moderação.


Entre os Ojibwa, Eastern Cree, Westmain Swampy Cree, e Innu / Naskapi / Montagnais, Wendigso foram dito seres gigantes, muitas vezes maiores do que os seres humanos (uma característica ausente do mito Wendigo em outras culturas Algonquian).Sempre Wendigo comeram outras pessoas, que queriam crescer, em proporção à refeição que acabaram de comer, para que eles nunca poderia ser completa. Wendigos foram, portanto, simultaneamente, empanturrando-se constantemente e emagrecidos pela fome.

Todas as culturas em que o mito Wendigo apareceu compartilhou a convicção de que os seres humanos só poderiam se transformar em Wendigos se eles recorrerem ao canibalismo ou, alternativamente, ser possuído por um espírito demoníaco de um Wendigo, muitas vezes em um sonho. Uma vez transformado, uma pessoa pode se tornar violento e obcecado por comer carne humana. A causa mais freqüente de transformação em um Wendigo foi que a pessoa recorreu ao canibalismo, consumindo o corpo de outro ser humano, a fim de não morrer de fome durante um momento de extrema dificuldade, ou a própria fome.

Entre as culturas do norte Algonquian, canibalismo, mesmo para salvar a própria vida, era visto como um crime grave, a resposta apropriada à fome foi suicídio ou a renúncia à morte.Em um nível, o mito Wendigo, assim, trabalhou como um fator de dissuasão e uma advertência contra a recorrer ao canibalismo; aqueles que se tornariam monstros Wendigos em si.

Entre os Assiniboine, a Cree e os Ojibwa, uma dança satírica cerimonial foi apresentado originalmente durante tempos de fome para reforçar a seriedade do Mito Wendigo. A dança cerimonial, conhecido como um wiindigookaanzhimowin em Ojibwe e hoje realizada como parte das atividades do último dia da dança do sol, envolve usando uma máscara e dançando sobre o tambor para trás.O último conhecido Wendigo cerimónia conduzida nos Estados Unidos foi em Windigo Lake of Star Ilha de Cass Lake, localizado dentro da Reserva Indígena Leech Lake, em Minnesota do norte.

O termo "psicose Wendigo" refere-se a uma condição em que pessoas sofrem desenvolveu um insaciável desejo de comer carne humana, mesmo quando outras fontes de alimento estavam disponíveis,muitas vezes como resultado de canibalismo antes de se ter fome, psicose Wendigo é identificado por psicólogos ocidentais como uma "síndrome cultural", apesar de os membros das comunidades aborígines em que existiu acreditava literalmente casos envolveram indivíduos transformando-se em Wendigos. Essas pessoas geralmente reconhecidos estes sintomas no sentido de que eles estavam se transformando em Wendigos, e muitas vezes solicitado para ser executado antes que pudessem prejudicar os outros. A resposta mais comum quando alguém começou a sofrer de psicose Wendigo foi curar as tentativas de curandeiros tradicionais indígenas ou ocidentais médicos. Nos casos incomuns quando essas tentativas falharam, e o Wendigo começou a ameaçar ou aqueles em torno deles ou de agir violentamente ou anti-social, geralmente foi executado Os casos de psicose Wendigo, embora reais, eram relativamente raras, e era ainda mais raro para que eles realmente culminar na execução do sofredor.

Um dos casos mais famosos de Wendigo psicose envolveu um caçador Plains Cree de Alberta, chamado Swift Runner.Durante o inverno de 1878, Swift Runner e sua família estavam passando fome, e seu filho mais velho morreu. Dentro de apenas 25 milhas do abastecimento alimentar de emergência em um post Hudson's Bay Company, Swift Runner massacrou e comeu a esposa e cinco filhos restantes. Tendo em conta que ele recorreu ao canibalismo tão perto de abastecimento de alimentos, e que ele matou e consumiu os restos de todos os presentes, foi revelado que a Swift Runner não foi um caso de canibalismo puro como um último recurso para evitar a fome, mas sim de um homem sofre de psicose Wendigo. Ele acabou confessando e foi executado pelas autoridades, em Fort Saskatchewan .Outro caso famoso envolvendo psicose Wendigo foi a de Jack Violinista, um Oji-Cree chefe e xamã conhecido por seus poderes de derrotar Wendigos. Em alguns casos isso implicava eutanásia em pessoas que sofrem de psicose Wendigo, como resultado, em 1907, violinista e seu irmão José foram presos pelas autoridades canadianas para o assassinato. Jack cometeu suicídio, mas Joseph foi julgado e condenado à morte.

Fascinação com Wendigo psicose entre etnógrafos ocidentais, psicólogos, antropólogos e levou a uma controvérsia debatida na década de 1980 sobre a historicidade do fenômeno. Alguns pesquisadores argumentaram que a psicose Wendigo foi essencialmente uma invenção, o resultado de antropólogos ingênuo tendo histórias relacionadas a eles no valor de face.Outros, no entanto, apontaram para um número de relatos de testemunhas credíveis, tanto por Algonquians e pelos ocidentais, como prova que a psicose Wendigo foi um fenômeno fatual histórico.

A freqüência de casos de psicose Wendigo diminuiu acentuadamente no século 20.Embora não haja provas materiais que sugerem que a psicose Wendigo existisse, uma série de perguntas sobre o seu estado continuam sem resposta.

Enquanto Wendigos têm sido referidos na literatura por muitas décadas (mais notavelmente em 1910 Algernon Blackwood's story "The Wendigo", que apresenta a lenda da ficção de horror, , o conhecido locked-Rim quarto mistério do poço por Pescada Talbot (1944), onde é sugerido que o assassino é um Wendigo, e no romance de Stephen King Pet Sematary), recentemente a mitologia Wendigo tem apresentado com freqüência em filmes e televisão, incluindo os filmes Wendigo,Ravenous,Ginger Snaps Back,e Frostbiter: Wrath of the Wendigo , e nos episódios da série de televisão Charmed, Supernatural,Blood Ties,e Fear Itself.




Wendigo segundo a série Supernatural.


Um pouco sobre o Wendigo Um pouco sobre o Wendigo Reviewed by Bolovo on 19:24 Rating: 5

Um comentário

Sarah disse...

Cara, vc assiste supernatural né? Blood Mary, Wendigo,Croatoan, poltergeist...
Gostei do blog, muito interessante...

Subscribe to Templateism