ADS

Tudo sobre o Lobisomem!


O lobisomem, ou tecnicamente licantropo (palavra derivada do nome do rei mítico Licaão), é um ser lendário, com origem em tradições européias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo, em noites que ele sente extrema raiva, só voltando à forma humana novamemente quando se acalma.

Clique em leia mais e tenha mais informações!



O lobisomem, ou tecnicamente licantropo (palavra derivada do nome do rei mítico Licaão), é um ser lendário, com origem em tradições européias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo, em noites que ele sente extrema raiva, só voltando à forma humana novamemente quando se acalma.

Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo. Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo durante nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.

Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.

O Licantropo dos gregos é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf dos saxões, o Wahrwolf dos germanos, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o Lobisomem da Península Ibérica e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.

No Brasil existem muitas versões dessa lenda, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera.

Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai a noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.

Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase se amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte.

A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, e assim como em todo o mundo, os lobisomens são temidos por quem acredita em sua lenda. Algumas pessoas dizem que além da prata o fogo também mata um lobisomem.

Outras acreditam que eles se transformam totalmente em lobos e não 1/2 lobo 1/2 homem... mudam de forma a hora que querem e sabem o que estão fazendo quando se transformam.

Algumas lendas também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomen para toda a eternidade. No interior do estado de São Paulo, divisa com Minas Gerais, está localizada a cidade de Joanópolis, capital mundial do Lobisomem, com o maior número de avistamentos da fera registrados em uma só cidade até hoje.

Em Portugal, mais concretamente no interior Beirão, existe uma versão um pouco peculiar que se desvia da tradicional lenda do lobisomem. É referido que uma pessoa que padeça desse mal ou estado de espírito, sai pela noite afora, tendo de percorrer sete castelos e voltar ao sítio de onde saiu ainda antes do amanhecer. Diz-se que se transforma nos restos dos animais que apanhar no seu caminho, ou somente no primeiro rastro que encontrar.

Enquanto o lobisomem estava fora fazendo a sua jornada, a única maneira de o libertar desse mal era colocar a roupa da pessoa do avesso. Pensava-se que quando a pessoa a vestisse, o mal desapareceria, porque a sina era quebrada. Referia-se que existiam muitos lobisomens pela zona do Gavião (Distrito de Portalegre), região Alentejo e subregião do Alto Alentejo, e quando se questionava acerca da razão da existência de tal coisa, as respostas eram algo unânimes: "As palavras dos batizados eram outras..." e mencionava-se as razões já ditas na lenda brasileira. Por vezes, quando as pessoas vinham de uma festa ou convívio, ou simplesmente vinha da horta, a pé ou de carroça, e estamos a falar há 30 ou 40 anos atrás (ou mais), não raras vezes era ouvido um som repetitivo, como um trovão constantemente a rombar, de longe e associava-se isso aos lobisomens.

Desde alguns anos para cá que não se ouve falar de um caso desses, mas ainda perduram na memória as histórias que nos contavam em pequenos, como a do homem que conversava com os seus amigos no café, e deixa escapar: "Como me custa subir a serra da Ladeira de noite, com pés de porco...".

No século XIX, Alexandre Herculano escreveu assim sobre o lobisomem português: “Os lubis-homens são aqueles que têm o fado ou sina de se despirem de noite no meio de qualquer caminho, principalmente encruzilhada, darem cinco voltas, espojando-se no chão em lugar onde se espojasse algum animal, e em virtude disso transformarem-se na figura do animal pré-espojado. Esta pobre gente não faz mal a ninguém, e só anda cumprindo a sua sina, no que têm uma cenreira mui galante, porque não passam por caminho ou rua, onde haja luzes, senão dando grandes assopros e assobios para se lhas apaguem, de modo que seria a coisa mais fácil deste mundo apanhar em flagrante um lubis-homem, acendendo luzes por todos os lados por onde ele pudesse sair do sítio em que fosse pressentido. É verdade que nenhum dos que contam semelhantes histórias fez a experiencia”. (A. Herculano, Opúsculos, Tomo IX, Bertrand, Lisboa, 1909, p. 176-177).

Peeira ou fada dos lobos é o nome que se dá às jovens que se tornam as guardadoras ou companheiras de lobos. Elas são a versão feminina do lobisomem e fazem parte das lendas de Portugal e da Galiza. A peeira tem o dom de comunicar e controlar alcateias de lobos.

Um extenso relato sobre o lobisomem fêmea português encontra-se nas Travels in Portugal de John Latouche (London, [1875], p. 28-36).

Camilo Castelo Branco escreveu nos Mistérios de Lisboa: “A porta em que bateu o padre Diniz comunicava para a sala em que estavam duas criadas da duquesa, cabeceando com sono, depois que se fartaram de anotar as excentricidades de sua ama, que, a acredita-las, há cinco anos que cumpria fado, espécie de Loba-mulher, ou Lobis-homem fêmea, se os há, como nós sinceramente acreditamos.” (Vol.I, Porto, 1864, p. 136).

O corredor é a pessoa que tem que correr o fado. O corredor é um ser mutante, pode assumir a forma de lobo de cão ou outro animal. Quando se encontra um para quebrar o fado deve-se fazer sangue, isto é, fazê-lo sangrar.

O Tardo é uma espécie de duende, um ser mutante que assume formas de animais mas que pode transformar-se num lobisomem se ao fim de sete anos não lhe quebrarem o fado.

Entre os muitos famosos lobisomens da ficção está Remo Lupin e Fenrir Greyback de Harry Potter, Lobi de Mauricio de Sousa, Jacob Black da saga crepúsculo de Stephenie Meyer, entre outros.

A editora norte-americana White Wolf produziu dois RPGs onde os lobisomens são os protagonistas:

1) Lobisomem - O Apocalipse:

O jogo de "horror selvagem", Lobisomem - O Apocalipse, é um RPG storyteller criado para o cenário Mundo das Trevas. Diferente dos vampiros, os Garou (como os lobisomens se autodenominam) são guerreiros que buscam salvar a natureza e o mundo de uma poderosa força destruidora chamada Wyrm. Ao mesmo tempo, porém, precisam encarar a realidade de que não são os humanos (ou lobos) que pensavam que eram. Com elementos de horror, violência, ecologia, críticas sociais e panteísmo, Lobisomem - O Apocalipse foi um dos grandes sucessos da editora do Antigo Mundo das Trevas finalizado em 2004 pela White Wolf.


2) Werewolf - The Forsaken:

Werewolf: The Forsaken é um RPG ambientado no Novo Mundo das Trevas criado pela White Wolf Editora traduzido aqui no Brasil como "Lobisomem: Os Destituídos". É o sucessor comercial de Lobisomem: O Apocalipse, porém não é uma continuação do jogo anterior; o "jogo de horror selvagem" da linha de jogos do Mundo das Trevas original. Como em Lobisomem: O Apocalipse, o jogo é construído com base nos mitos da cultura popular para criar uma visão única dos lobisomens, embora haja diferenças enormes entre Forsaken e seu antecessor. Por exemplo, o jogo apresenta um sistema de auspícios baseado nas cinco fases da lua, e o papel de cada jogador correspondendo aos auspícios continuam o mesmo com relação ao Apocalipse. Além disso, os conflitos épicos e até mesmo místicos do jogo original foram desenfatizados, dando prioridade a um tipo de horror mais similar à Vampire: The Requiem.

Tudo sobre o Lobisomem! Tudo sobre o Lobisomem! Reviewed by Caique on 15:08 Rating: 5

43 comentários

Luku119G disse...

Olá amgos do estranho universo quem fala é Luku119G do SANTUARIO DOS LOBISOMENS (http://santuariodoslobisomens.blogspot.com/) ACABEI DE ADD SEU BANNER LÁ SE QUIZER ADD O MEU VAI LÁ EM http://sdl-parceirodebanner.blogspot.com/ E ESCOLHE UM BANNER! xD

Anônimo disse...

ola porte me chamar de lobo da noite, eu pesguiso sobre lobismens a um bom tempo e gostaria de te avisar que tem informações eradas no seu blog mais o resto esta até certo eu só ajo que vc tevia procurar onte estar erato e arrumar

HQSCH disse...

LUKU119G manda teu msn preciso fala contigo !

13 disse...

Bom blog mais tem muitas Mentiras visite meu Blog Tudo Sobre Lobisomens Nao fala de outra coisa so de lobisomens http://mundodoslycans.blogspot.com/

Contato wolfMester@hotmail.com

Anônimo disse...

estas lendas estao todas erradas eu sou um lobisomen e essa lendas nao tem nada aver

Anônimo disse...

Eu sou Milena, sei que muitos acham essas coisas de 'lobisomens' estranhas para garotas gostarem!
Mas eu AMO amo muito mesmo lobisomens, é minha paixão de verdade, não é tipo :'ai eu gosto de lobisomens e tals mas nada obcecado'!
Eu amo muitoo eles, procuro tudo sobre eles e muitos dizem:
-voce só gosta por causa de crepusculo!
Mas não é a uns 5 anos ou mais eu gosto de lobisomens
Neste ano completei 12 anos.
Queria achar algum site onde pessoas amassem lobisomens como eu, se alguem souber...
Bom so quis dizer que , eu so discriminada por gostar de coisas (que pros outros nao existem), mas pra mim existem e eu sou apaixonada por eles de verdade!
Eu sempre quis ser um lobisomem, afinal deve ser uma experiencia incrivel e magnifica.
Eu acho todos eles lindos, e tem uns que as pessoas dizem : parece um lobo ate que é 'normal' , outros dizem ( aqueles com aparencia que menos tem semelhanças com os lobos ) ai esse é horrivel,
Mas pra mim nao é nenhum um pouquinho horrivel!
Bom só sei que eu os amo muito, e se tivesse algum ritual pra virar lobisomem concerteza eu faria! Esse é meu sonho!
Já tive 6 sonhos iguais com lobisomens...
Sou tremendamente obsecada por essas belas e maravilhosas criaturas, que de algum modo me inspiram
Eu os amo tanto que ninguem que esta lendo consegue imaginar!
Xau , ate +, e cuidado a noite ! Quem sabe um dia meu sonho se realize e eu esteja ai para fazer um 'banquetinho' kkk

Anônimo disse...

EU ADORO LOBISOMEM DEZ DE PEQUENO SENPRE KIZ SER UM DAI EU TENTANDO IMITAR EU CONCIGO FAZER UM SOM MAS PRUM RRONADO ALTO MEUS DENTES DE TRAS SÃO UM POU PONTUDOS MINHAS UNHAS CRESEM MUINTO RRAPIDO QUANDO ESTOU NERVOZO MEU ASPÉQUITO MU DA EU TENHO MUINTO MAS FORÇA EU DEXO UMA UNHA SÓ CRESCER MAS AS OUTRAS CRÉCEM EM DISPARADA MINHA MENOR UNHA TEM DE 5 DIAS TEM 3 CM

Anônimo disse...

voces dois ultimos postantes eu tanbem adoro lobisomens e tenho duas perguntas a primeira e para a primeira anonima vc tem msn?se tiver me passa a seguda e para o ultimo anonimo quatos anos vc tem? e que isso pote ajutar asaper se vc e ou nao um lobisome emtro no blog daqui a dois ou tres dias espero as respostas obrigado

Anônimo disse...

mitologia eu não acho que seja mitologia sinserante eu acredito em lobisomens.
eu estou procurando um blog que tenha fatos sobre lobisomens.
mas adorei a historia!

Unknown disse...

milena eu achei um ritual e isso irar te ajudar a realizar seu sonho,mais cuidado,peça sempre para alguem que é esperiente em ritual
entra no site:la tem tudo o que vx precisa
ass:enayar fenix

enayar fenix disse...

milena eu achei um ritual e isso irar te ajudar a realizar seu sonho,mais cuidado,peça sempre para alguem que é esperiente em ritual
entra no site:la tem tudo o que vx precisa
ass:enayar fenix

Anônimo disse...

eu sei tudo sobrelobisomens porque sou um lobisomen se querem saber a verdade escrevam o meu emeil e me vao ver eu trenformando num .. o meu emeil e filipewolf1999@hotmai.com e verdede juro pela meu avo

Anônimo disse...

eu sou um lobisomen real mas os lobisomens nao comen so carne humana mas doutros animais

Anônimo disse...

Oi, na verdade queria fazer uma pergunta. vcs sabem algo sobre reverter o processo de transformação de uma pessoa que foi contaminada pelo sangue de um licantropo se que seja a morte dessa essoa ou do transmissor? por favor é sério, se souberem algo sobre isso o meu e-mail é esse: castelodracowfoor@hotmail.com OBG.

Anônimo disse...

Ae gente sou fascinado por essa raça (Lobisomen) quero muito saber mais a respeito dela, historias a lenda real mesmo como virar um sabe ..
se tiver alguem ai que saiba e poder ajudar meu msn e esse birihulk@gmail.com ...
vlw

Unknown disse...

Pessoal, eu e meus amigos vimos um video de uma camêra de hospital e a gente que saber se o alfa é meio maron por que o bicho que a gente viu na camêra parece ser um alfa olho vermelho blabla,então tá valeu.

Anônimo disse...

Eu realmente me entereco muito por lobsomem e tenho serteza q esse blog foi muuiito interesante na minha opniao!!!!!!!!!!........

Anônimo disse...

lobisomens realmente existem aki onde eu moro a varios causos q pessoas ja viram o tal lobisomem

Anônimo disse...

Por favor enayar Fenix, Poderia nos dizer em que site achastes o Ritual?

Anônimo disse...

Pobres e podres vocês são,pessoas que amam essas criaturas tão fracas e banais,por favor caiam na real vampiros são melhores e eu tenho a prova disso

michel victor disse...

Eu e uns colegas estamos pesquesando sobre lobisomens e gostariamos de de saben se alguen sabe me disser tudo sobre els e por que pento de minha casa estao dissendo que tem la obrigado

Anônimo disse...

Oi meu nome e Leo e eu tbm adoro lobisomens, algumas pessoas acham q isso e loucura, mas eu n acho, eu gosto e pronto... Gostei de saber q eu nao so o unico q gosta deles, ja pesquiso sobre os Lycans faz uns 15 anos e sempre quero aprender mais. Queria encontrar um lobisomen e ver se ele podia me transformar tbm kkk

Anônimo disse...

eu nao gosto de lobisomens pq toda minha familia foi mutilada por eles+ ninguem acredita em mim mas hj casso todos eles e elimino um por um

Anônimo disse...

Verdade ou não ei não sei mas minha avó sempre me disse que meu avô pai do meu pai era lobisomem e ela viu varias vezes ele transformado e por este motivo estou me aprofundando mais no assunto, quem sabe eu não sou uma besta .ui não quero nem pensar nesta loucura.

Anônimo disse...

Mesmo alguns pensando que é mentira ou zuera não issi e vd, ja sei quase td sobre lobisomens e lobos, sonhei esta noite que eu tinha certeza que era lobisomem ou melhor peeira , e apareceu a lua mais bonita que eu ja tinha visto de perto e eu pensei dessa vez eu me transformo e eu comecei a sentir uma coisa uma sensação muito boa dentro de mim eu dei um salto bem alto e olhei pra minha mão e eu tinha virado uma "peeira"e eu sai rosnando ...e não da pra mim escrver todo o meu sonho aqui senão demora demais precisoo de ajuuda please eu passo meu email se precisar.
*peeira*=feminino de lobisomem.

Anônimo disse...

se sabes tudo pk es um lobizomem tao diz-nos pk nao kontas tu toda a verdade

Anônimo disse...

Toma

Anônimo disse...

Oi algum de vcs sabem como se transforma em lobisomen pork eu queria muito ta bj

Anônimo disse...

Eu amo os lobisomens e gostaria de ver um de verdade ,é. claro q n muito de perto pra nao ser comida hehe mas e isso um.beijo para todos vcs e principalment pra os lobisomens .

Unknown disse...

Oi, gostaria de corrigir que, no começo da postagem, estava escrito que lobisomens se transformam em lobos, mas não, eles se transformam em monstros metade humano metade lobo, os que se transformam totalmente em lobos, sã o outras coisas.
Adorei a postagem.
Beijoss!

Anônimo disse...

Eu acho impossivel isso acontce. So acredito em deus!ele sim e um lorde poderoso!

Anônimo disse...

Eu so acredito em deus!

Anônimo disse...

Também

Anônimo disse...

Quando alguem da sua familia estiver mal e vc fizer suas oraçoes veremos se ele te vai ajudar ._. Cai na real evangelico louco .

lupus rusfus lee disse...

Bom os lobisomens podem ser uma especie de lobo pré historica ou de grande porte que foi esterminada com a espansao do humano e evoluimento da tecnologia,mais nao dexa de ser uma féra sobrenatural pois bruxaria existe e deus tambem é sobrenatural que é a divindade jesus geova espirito santo,oque eu queria falar de verdade aqui é que o lobisomem esse mito ou verdade foi criado na europa e essa especie pode ser mais acreditada como lobo de alto porte e em questao o fato dele se transformar em lobo e ser humano pode ser uma especie de metamorfoze de avanço muito rapido ou uma especie de feitiçaria ou maldiçao que é usada em humanos por varios motivos isso é verdadeiramente um misterio e que é voçe que escolhe se acredita nesse homem féra ou lobo grande,eu acredito nesse fato mais nao desho de acreditar em deus pois ele que nos da força e se pedir ajuda é só acreditar que nele tudo pode,se ver essa féra e viver para contar mostre ao mundo e se aver ameaças contra voçe nao se esqueça que em deus tudo pode, cuidado com a noite pois nela vivi as trevas...

lupus rusfus lee disse...

Os lobisomens como dizem nos brasileiros,ser um é ter uma maldiçao em si e nao um privilegio,essa féra só tem como abilidade grande força, olfato apurado,aldiçao que alcanssa grandes km de distancia, o lobo de pouco porte (lobo comum) ruiva que da pra escuta a dez km de distancia,mesmo tendo isso como abilidade o lobisomem nao é para se querer ser,um humano amar lobisomem é como um viado amar um leão,ele te estrassalha e mesmo sendo um deles os lobos como os humanos brigam entre si e se voce for um lobisomem de 12 anos de idade algum lobisomem de outra alcateia lutar contra voce ele é mais esperiente,e mal voce comessa a viver como lobo ja vai morrer,eu ja vi um lobisomem de frente e tem caracteristicas de um lobo comum soque é mais inteligente e abilidades de mais alto nivel,e como os humanos uns sao diferentes dos outros,o que eu vi tinha uma colheira escrito "lubis tacs kiba" foi a unica coisa que eu me lembrei depois do olho dele que parecia ter uma tatuagem de uma espada atravessando a bolinha do olho, na hora sinti que me paralizou.

Unknown disse...

Os verdadeiros lobisomens entram diariamente aqui, só que eles nao comentam, e nem digam, pois ha vários caçadores por ai e eles nao gostam q as pessoas saibam disso... Bom, eu gosto de falar com eles , se algum estiver lendo me chama no whats 98041626... Obrigada!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom sempre assisti teen wolf entao comecei a me apaixonar por essas feras,entao queria realmente saber se eles existem,acho muito massa.
Nao sei se devo acreditar em alfa,beta...
se alguem tiver fatos convincentes manda uma email pra mim naomeviana@hotmail.com

Anônimo disse...

Como eles vão saber se vc é ou não um caçador Kk!?

Unknown disse...

alguém afim de ser oq deseja ? entre em contato cmg 21 982391514
(mas tudo tem um preço) vlw

Unknown disse...

Alguém aí afim de se torna vampiro,lobisomem,aprendiz de bruxo(talvez) ?
entre em contato cmg 21 982391514
mas tudo tem um preço... fui.

Unknown disse...

bom primeiramente antes de vocês ficarem,pesquisando sobre lobisomens vocês deveriam ter umas aulas de português pois vocês tão precisando de uma

Subscribe to Templateism