ADS

Europeus levaram vírus da raiva para África, diz pesquisa

imprimirreduzir tamanho da fonte tamanho de fonte normal aumentar tamanho da fonte


O vírus da raiva chegou à África Central e Ocidental há 200 anos com os colonizadores europeus e evoluiu para várias subvariações locais próprias de diferentes países. A afirmação foi feita por uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos, África e França, no último número da revista Journal of General Virology.

Após analisar 182 amostras do vírus em cachorros infectados em 27 países africanos, ao longo de 29 anos, os cientistas explicam que as diferentes variedades do agente patogênico derivam de dois ancestrais originais.

Do chamado "África 1" evoluíram os vírus da raiva que circulam pelo norte do continente e do "África 2" aqueles presentes no centro e no oeste.

Os cientistas sugerem que o tipo 2 do vírus foi introduzido na parte mais oriental do África Central e Ocidental, provavelmente no Chade, há cerca de 200 anos e que dali se expandiu por toda a região durante um período de mais de um século.

A propagação geográfica descrita pelo vírus, indica a equipe de pesquisadores, segue os movimentos da expansão colonial francesa na África. As diferentes subespécies do vírus na região estão muito vinculadas ao terreno e seu movimento entre diferentes localidades é limitado.

Um dos pesquisadores, Hervé Bourhy, do Instituto Pasteur de Paris, descarta a hipótese de que os focos de raiva teriam se espalhado sobre longas distâncias por cachorros ou pessoas que viajassem com animais já infectados.

"Isto é altamente improvável, pois há um forte agrupamento geográfico das subespécies do vírus da raiva e a escala de tempo da expansão do vírus se mede em décadas", declarou.
Europeus levaram vírus da raiva para África, diz pesquisa Europeus levaram vírus da raiva para África, diz pesquisa Reviewed by Anônimo on 20:02 Rating: 5

Nenhum comentário

Subscribe to Templateism