ADS

Surge uma Cratera na Guatemala

Foto divulgada pela presidência da Guatemala nesta segunda-feira (31) mostra buraco em esquina no centro da capital. Na véspera, as autoridades culparam as chuvas provocadas pela tempestade tropical Agatha pela abertura da cratera, que engoliu um prédio de três andares. Mas, nesta segunda, eles disseram que estão estudando o caso. Um buraco semelhante apareceu na mesma região em abril de 2007, matando três pessoas

O jornal britânico Guardian informa que a população foi advertida que outros buracos podem aparecer. Um detalhe é que o buraco, além de ser de 30 metros de profundidade e 20 de largura, é praticamente perfeitamente redondo, levantando rumores de que a imagem teria sido manipulada.

"Nós estamos afundando", disse o residente Carlos Ajanel. "Ninguém pode excluir a possibilidade do surgimento de mais buracos e a possibilidade de uma grande catástrofe humana". A investigação do desastre de 2007 conclui que a culpa era do sistema de drenagem da cidade, que alguns especialistas acreditam que possa também ter causado o buraco mais recente.

David Monterroso, engenheiro de geofísica na Agência Nacional de Gestão de Desastres, disse que os edifícios a 100 metros do buraco foram evacuados, enquanto sua equipe avaliavam a solidez do terreno com radares. "É evidente que precisamos de uma revisão completa do sistema de drenagem", disse ele.

Ele disse que vazamentos de esgoto subterrâneos poderiam ter criado uma cavidade que entrou em colapso quando o peso da terra vulcânica porosa na superfície aumentou com a pesada chuva. Cinzas de um vulcão que surgiu dias antes também pode ter exercido uma pressão extra sobre o sistema de esgotos.

Ele acrescentou que assim que o buraco secasse peritos desceriam para analisar o solo.

Pablo Taracena estava assistindo televisão na casa ao lado da fábrica condenada quando ele percebeu que algo estava errado. "O sentimento era semelhante ao que você senti quando um elevador pára derrepente, só que muito mais forte", disse ao jornal El Periodico. "Houve muito barulho e agitação, e então eu saí da casa."

A National Geographic adverte que o buraco pode aumentar ainda mais.

A revista Vanity Fair também tentou explicar o ocorrido:

Onde foi parar todo o material que estava dentro do buraco:
A maior parte dele foi dissolvido por erosão e lavado para o fundo do buraco muito antes do colapso final deixando o buraco aberto. Quando o orifício é aberto, o material da superfície simplesmente cai para o fundo.

Por que diabos o buraco é tão redondo?
Buracos ocorrem frequentemente quando a dissolução da rocha resulta em uma depressão da superfície que recolhe a água. Enquanto a depressão reúne mais água, a água vaza para baixo e corrói ainda mais a rocha, catalisando a sua dissolução ainda mais. Finalmente, faz um buraco circular vertical em linha reta através da rocha.

Mais fotos e vídeos do recente buraco:





Surge uma Cratera na Guatemala Surge uma Cratera na Guatemala Reviewed by Anônimo on 13:43 Rating: 5

Nenhum comentário

Subscribe to Templateism