ADS

Desenhos Animados Proibidos...Veja Porque

Desenhos Animados como Popeye,Pato Donald,Branca de Neve,Looney Tunes e Hanna Barbera ja serviram para fins que negam a ingenuidade natural desses personagens,como promoções de guerra,venda de cigarros.preconceito racial.apologia as drogas e ao sexo.

Durante a Segunda Guerra Mundial os personagens foram utilizados massivamente em promoções contra o nazismo,em episodios bem humorados,mas que,quando vistos por crianças poderiam gerar reações contrarias às reais intenções e até mesmo incentivar a pratica de crimes e a segregação racial.

A Disney produziu um desenho animado que retratava como ocorria o aliciamento para de novos integrantes para o exercito alemão.Cenas que foram ao ar no classico As Crianças de Hitler onde mostra como de forma um nazista desde seu nascimento a comprovação se realmente são arianos,a recusa do registro com nome judeu,e após o registro,a educação seguindo os ensinamentos do livro Mein Kampf(Escrito por Adolf Hitler).

Militares assistiram ao desenho e perceberam associações de personagens que são simbolos de pureza e bravura,dando a ideia de que todos os alemães eram criados como nazistas e favoraveis ao regime,indo contra a a realidade de uma Alemanha tambem formada por judeus que passavam por perseguição,sofrimento e tortura.

A constatação fez com que a propria Disney aprendesse as cópias do filme e as destruissem.
Esse é apenas um exemplo da propaganda antinazista promovida pelos estudios de animação.Existem historias onde os 7 anões trocam seus bens por titulos,conhecidos como bônus de guerra,incentivado a guerra armamentista.

No Filme Der Fuehrer´s face,de 1943,o Pato Donald é um soldaldo nazista desastrado.Esse Curta metragem chegou a receber o Oscar de melhor curta metragem do ano.Nem mesmo Mickey Mouse,Pluto até o Bambi foram usados nas campanhas.

Na maioria dos casos,os desenhos ridicularizavam os inimigos,tratando-se como idiotas,débis e manipulaveis.O maior alvo eram os Japoneses.

Existem Historias em que os criadores dos estudios Disney chegaram a ser convocados para desenhar insígnias de unidades e equipamentos militares.

Em Popeye-You´re A Sap,Mr.Jep,de 1942,dos estudios Fleischer foi apresentado um marinheiro Popeye que tem preconceito contra os Japoneses.A animação foi lançada durante a II Guerra Mundial e mostra uma visão negativa e estereotipada dos japoneses,com destaque para caricaturas de alemães,entre eles Adolf Hitler.

No desenho,Popeye navega no Oceano Pacifico em um barco pequeno,quando entra em atrito com japoneses que navegam em um barco maior.O grande ponto desse filme é a forma como os orientais falam e pronunciam as palavras.

Com o final de guerra muitos desses trabalhos foram recolhidos e deixaram de serem exibidos.Outros foram avaliados pelo Codigo Heys e proibidos.

O codigo de produção cinematografica não afetou apenas os filmes sobre a Guerra da Disney,ele ja era aplicado anteriormente a esse periodo,provocando a censura em curtas metragens da Betty Boop,Flinstones,Popeye entre outros.

Semelhante à censura, o código determinou uma série de regras que restringiam a exibição de conteudos nas emissoras mundiais.

A regra foi criada pela associação dos produtores de filmes dos Estados Unidos(MPAA)considerando o que poderia ser moralmente aceitavel.Sua redação foi assinada pelo lider do Partido Republicano William H.Hays.Passou a ser aplicado em 1934 e vigorou até 1967,quando foi substituido ao Sistema avaliação da idade da MPAA.

Uma das maiores vitimas do codigo foi a personagem Betty Boop,que teve varios curtas metragens proibidos devido à nudez,violencia e apologia ao consumo de drogas.

A proibição das exibições e o banimento aconteceram em um periodo onde o preconceito afetava o mercado da animação,para a comunidade desenhos animados tinham como publico unico as crianças,adultos não eram pegos prestigiando esse tipo de arte e por essa razão era necessario regrar a exibição em conteudo que integrariam a programação das emissoras.

O codigo possuia 3 principios gerais

1-Não autorizar qualquer filme que pode reduzir o nivel moral dos espectadores.Nunca conduzir o espectador a tomar uma condição para o crime,o mal ou o pecado

2-As formas de vida descritas no filme serão corretas,tendo em conta as necessidades especificas de drama e de entretenimento.

3-A lei,natural ou humana,não deve ser ridicularizada e simpatia do publico não vai para aqueles que violam

*A tecnica de assasinato deve ser apresentada de modo a não provocar imitação.Não é mostrar os detalhes de assasinatos brutais.Vingança,hoje em dia,não se justifica.Os métodos dos criminosos não devem ser apresentados de forma especifica

*O contrabando de drogas e seu uso não serão exibidos em qualquer filme.Fora a exigencia do enredo e da imagem dos personagens não pode dar origem ao álcool na vida americana

*A sacralidade da instituição do casamento e do lar sera mantida.Os filmes não vão assumir grosseiras formas de sexo comuns e as aceitar.Adulterio e comportamento sexual e ilícito de tudo,por vezes,necessario para a trama não devem ser muito precisas de demonstração ou ser justificada,ou apresentada de uma aparencia atraente.

*Cenas de paixão não devem ser feitas para a trama,a menos que eles são indispensaveis.Nenhum Beijo ou Abraço mostrados serão exibidos em devassa excessiva,com poses e gestos sugestivos.

*A blasfemia intencional e profano ou vulgar ou qualquer fim é proibida em todas as suas formas.O carater de cristo deve ser tratado com respeito.Cristo não é um assunto para a comédia

*A mostra de corpos são proibidos,o umbigo tambem.

*Os trajes dos movimentos de dança e exposições incovenientes indecentes durante a a dança são proibidos.Danças Sugerindo ações ou paixões sexuais indecentes são proibidos

Confira alguns programas que foram banidos da televisão

As Crianças de Hitler
http://www.youtube.com/watch?v=gP_sCh-HnRY&feature=player_embedded

Pato Donald Der Fuehrer´s face
http://www.youtube.com/watch?v=iumEGAUceDg&feature=player_embedded

Pato Donald Command Duck
http://www.youtube.com/watch?v=H81Nna8fo5g&feature=player_embedded

Popeye You´re a Sap ,Mr.Jap
http://www.youtube.com/watch?v=wEK45-_5y0s&feature=player_embedded

Bugs Bunny-Nazy--Negro U.S War Bonds Com
http://www.youtube.com/watch?v=KI8jKZ9HH3U&feature=player_embedded

7 Wise Dwarses
http://www.youtube.com/watch?v=huihygxdqEc&feature=player_embedded

Betty Boop-Apologia as Drogas
http://www.youtube.com/watch?v=E9Tb4TMibk0&feature=player_embedded

Betty Boop-Nudismo

http://www.youtube.com/watch?v=Doy5q6EUwT0&feature=player_embedded

Japs Bugs Bunny-Tokio Jokio
http://www.youtube.com/watch?v=3_km9IFzzHo&feature=player_embedded

Pato Donald-The spirit of 43
http://www.youtube.com/watch?v=rQsOOfU59SM&feature=player_embedded

Flinstones em Comercial de cigarros
http://www.youtube.com/watch?v=yJt2L7riSLE&feature=player_embedded

A Vaca e o Frango
http://www.youtube.com/watch?v=j5I-77R1H88&feature=player_embedded
Desenhos Animados Proibidos...Veja Porque Desenhos Animados Proibidos...Veja Porque Reviewed by Anônimo on 12:31 Rating: 5

3 comentários

Anônimo disse...

Parabéns pelo ótimo post!
O mais triste é constatar que todos os desenhos da lista são excelentes.Animações classicas que poderiam estar sendo exibidas,não fosse a estupidez dos que controlam os meios de comunicação.Ainda bem que existe a internet para que essas obras primas do cinema nunca se percam.
Jorge

Fragata disse...

Eu discordo, pelo menos praquela época... se o pessoal tivesse assistido aquilo, quem sabe o que não taria liberado nos desnehos hoje em dia.

Criança tem que ver coisa pra cirança =P

Unknown disse...

temos q lembrar q a maior maldade esta na mente d quem faz , mas polui a mente d quem ve , não deixe a tv d sua casa como baba d seus filhos

Subscribe to Templateism