As pegadas misteriosas, que apareceram durante a noite em uma forte nevasca no sul do Devon, em 1855, nunca foram devidamente explicadas. De acordo com relatos contemporâneos, que se estendia por mais de uma centena de quilómetros, e foi através de paredes sólidas e palheiros, aparecendo do outro lado como se não houvesse nenhuma barreira. A extensão das pegadas podem ter sido exageradas no momento.Mas na verdade as 'pegadas', se é isso que estavam ali, ainda permanecem um mistério completo.


Um dos primeiros a ver as marcas foi um padeiro e depois o diretor da escola, o qual reuniu um grupo de pessoas para seguirem essas marcas. Qual não foi a surpresa quando perceberam que o animal havia pulado também muros que variavam de quatro a seis metros de altura e também Atravessou o rio Exe, deixando a marca de uma margem à outra como se tivesse caminhado sobre a água, sendo que esse rio possue três quilometros de largura. E assim percorreu entorno de 150 quilometros, passando por Exmouth, Lympstone, Woodbury, Powderham, e vários outros lugares, apenas em uma noite. Apenas em uma noite Cornwal ficou marcada com essas pegadas.

Vários animais foram sugeridos para fazer as pegadas como:guaxinins, ratos, cisnes, lontras. Alguns cangurus haviam escapado de um zoológico particular pertencente a um deputado de Fische em Sidmouth, mas a descrição das pegadas não tem qualquer semelhança com as de um canguru. Além de tudo estes animais não seriam capazes de pular 6 metros de altura para pular um muro ou atravessar um rio de cerca de 3km de largura.

As marcas eram em forma de U, com 10cm de comprimento e 7 cm de largura, e com 20cm distantes uma da outra.Também foi observado que a forma em que foram estabelecidas, uma na frente dasoutra, sugere um bípede ao invés de uma criatura andando sobre quatro patas.

Alguns clérigos sugeriram que as pegadas pertenciam ao Diabo, que estava percorrendo o interior em busca de pecadores.

Há casos semelhantes espalhados por outras partes do mundo e também conta um escrito na Grã-Bretanha. Segundo Ralph de Coggeshall, (que também gravou vários estranhos fenômenos em sua época) é um escritor do século 13, em 19 de julho de 1205 relatou impressões estranhas que apareceram depois de uma violenta tempestade elétrica (seria uma coincidência? dizem que grandes dêmonios quando chegam a um local causam tempestades elétricas...). Em meados de julho essas faixas só seria visíveis na terra fofa, e as tempestades com descargas elétricas sugere algum tipo de fenômeno natural ainda desconhecido.

Em 1.950, essas pegadas surgiram novamente em Devonshire.

Em 14 de março, o jornal The Times publicou a aparição dessas pegadas em Glenorchy, Escocia, que se estendiam por quilometros.

Pouco a pouco foram surgindo histórias de pegadas em vários lugares: Nova Zelandia em 1.886, nas praias de Nova Jersey, nos Estados Unidos, em 1.908, na Bélgica, em 1.945, nas encostas do vulcão Etna, Sicilia, em 1.970.

Pegadas do diabo continuam a ser um intrigante mistério que só será realmente resolvido se o fenômeno volte a acontecer e pode ser examinado mais de perto.

Seria mesmo o diabo marchando pela terra em busca de pecadores? ou ele estaria procurando por algo a mais?