ADS

Experiências Fora do Corpo Reais e Artificiais

Em uma experiência fora do corpo, a pessoa vê o seu corpo de um ponto superior fora do seu eu físico. As EFCs são freqüentemente associadas a doenças sérias, acidentes, ataques, experiências de quase morte ou outros acontecimentos traumáticos. Cerca de 10% da população pode ter uma EFC em algum momento da vida [Fonte: UCL News - em inglês], apesar de um especialista no assunto afirmar que apenas 5% tem [Fonte: Forbes.com - em inglês]. De qualquer forma, esse é um fenômeno que recebeu atenção em vários estudos científicos, religiões e discussões metafísicas.

Existem diversas explicações possíveis para a EFC ocorrer durante uma lesão corporal, doença ou trauma:

  • a falta de oxigênio altera a atividade cerebral
  • o cérebro enfrenta um trauma "saindo" do corpo, o que ajuda a pessoa a sobreviver
  • o estresse causa diferentes sensações físicas e faz a percepção do eu físico, conhecida como propriocepção, ficar confusa

Algumas pessoas acreditam em uma causa espiritual, ou acham que a EFC pode ser realizada propositalmente, como através da hipnose.

Então os experimentos britânicos e suíços produziram autênticas experiências fora do corpo? Os dois experimentos parecem mostrar que a percepção própria de uma pessoa depende da cooperação entre os sentidos, e que a experimentação pode perturbar radicalmente essa ligação.

Experimentos antigos mostraram que o corpo físico tem um papel importante na maneira como a pessoa identifica o seu "eu". O Dr. Henrik Ehrsson, pesquisador chefe da UCL, uma vez conduziu um estudo em que os cérebros dos participantes eram induzidos a pensar que mãos de borracha eram as mãos reais dos participantes.

Um dos pesquisadores no estudo sueco, o Dr. Olaf Blanke, disse que suas tentativas produziram algo parecido com uma experiência fora do corpo, "mas não a experiência completa", acrescentando que eles estavam pregando peças nas pessoas. Diferente de uma autêntica experiência fora do corpo, em que uma pessoa acredita que realmente saiu de seu corpo, esses participantes ainda reconheciam a imagem projetada como algo "diferente". Ainda assim, o estudo mostrou como o cérebro pode ser enganado e como a percepção de uma pessoa pode ter uma grande influência sobre a percepção de seu corpo e de sua localização física.

O Dr. Ehrsson acredita que seus experimentos produziram autênticas EFCs. Ele afirmou que o estudo foi o primeiro deste tipo a produzir EFC em pessoas saudáveis. Ele também disse que o estudo foi particularmente importante por causa do uso de técnicas multisensoriais e por estabelecer o corpo físico como a base da consciência [fonte: UCL News (em inglês)]. Ele acrescentou que se "projetar" em um corpo virtual poderia ter aplicações abrangentes na produção de uma realidade virtual e de simulações de videogame mais reais, ou no aprimoramento de cirurgias remotas.
Fonte: UCL News (em inglês).com
Experiências Fora do Corpo Reais e Artificiais Experiências Fora do Corpo Reais e Artificiais Reviewed by Rick on 17:18 Rating: 5

Nenhum comentário

Subscribe to Templateism