ADS

Lâmia

A Lenda

As lâmias (do grego laimos, "garganta") eram seres descritos pelos gregos como mulheres belas e fantasmagóricas, que devoravam crianças ou que, com artifícios sensuais, atraíam os jovens a seus leitos para devorá-los ou sugar-lhes o sangue. 

Presume-se que podiam tomar forma humana, mas supunha-se que, ao atingir seu objetivo, retornavam à sua forma verdadeira de mulher-serpente, ou de uma besta quadrúpede e feroz.

A Lâmia original era uma rainha e mais bela mulher da Líbia. Lâmia era também filha de Poseidon com a deusa Líbia,  que se tornou um demônio devorador de crianças. Chamavam-se também de Lâmias um tipo de monstros, bruxas ou espíritos femininos, que atacavam jovens ou viajantes e lhes sugavam o sangue.

Zeus encantado com a beleza da rainha acabou se apaixonando por ela, após alguns anos Lâmia já teria tido vários filhos com Zeus.

Hera a esposa de Zeus teria ficado furiosa com mais uma traição de seu marido, tomada pelo ciúmes Hera
matou todos os filhos de Lâmia (exceto Cila e Aquileu, segundo algumas versões). Más em outra versão a coisa foi um pouco mais macabra Hera transformou Lâmia em um monstro da cintura para baixo, metade serpente metade mulher, Hera não satisfeita pegou os filhos de Lâmia e os levou para o fundo de uma caverna, Lâmia estava faminta então Hera atraiu Lâmia para a mesma caverna e a obrigou a devorar seus próprios filhos. Hera ainda mais cruel lançou uma maldição na qual Lâmia não poderia mais fechar seus olhos, assim para sempre lembrando do momento em que matou seus filhos.

Zeus com pena de Lâmia lhe deu o dom de poder retirar seus olhos temporariamente, assim podendo esquecer por pouco tempo a morte de seus filhos.


Outras Histórias de Lâmia

Na Alta Idade Média, o termo lâmia referia-se a espíritos que voavam a noite, do folclore popular. Depois de 1450, as lâmias começaram a aparecer em tratados inquisitoriais de feitiçaria, referindo-se a feiticeiras. Alguns deles derivavam erradamente seu nome do latim laniare ("lanhar"), porque as bruxas, segundo os autores, devoravam carne humana
E tambem;
É possível que Lâmia fosse originalmente um monstro marinho semelhante a um tubarão - em grego, a palavra lamia refere-se também a um tubarão grande e solitário.

Nos mitos gregos e medievais, porém, as lâmias são geralmente representadas como belas mulheres da cintura para cima e serpentes da cintura para baixo.

No século XVII, as lâmias foram também descritas como seres quadrúpedes, com garras nas patas da frente, cascos nas patas traseiras, cobertos de escamas, com cabeça e seios de mulher e pênis de homem (embora fossem fêmeas
Lamias no folclore grego moderno No folclore da Grécia moderna, Lâmia é uma ogra suja, estúpida, glutona e antropófaga que vive em uma casa ou torre remota, come carne humana e tem habilidades mágicas. Nos contos de fadas, o herói precisa evitá-la, enganá-la ou cair em seu favor para conseguir algum objeto mágico ou informação crucial. Em alguns contos, a lâmia tem uma filha que também é mágica e ajuda o herói, eventualmente apaixonando-se por ele.

Em grego moderno, a expressão "της Λάμιας τα σαρώματα" ("varrida de Lâmia"), refere-se a negligência e desmazelo e se diz "τό παιδί τό 'πνιξε η Λάμια" ("a criança foi estrangulada pela Lâmia") para a morte súbita de uma criança no leito.

Lâmia na Bíblia Na Vulgata, a tradução da Bíblia por São Jerônimo, o nome de Lilith foi traduzido por Lâmia em uma passagem do livro de Isaías, 34:14: "Nela (a terra de Edom) se encontrarão cães e gatos selvagens, e os onocentauros chamarão uns pelos outros; Lâmia freqüentará esses lugares e neles encontrará o seu repouso". 



Lâmias búlgaras No folclore búlgaro, a lâmia é uma criatura com muitas cabeças, que crescem outra vez se forem cortadas. Vive em cavernas ou no subsolo e atormenta os povoados alimentando-se do sangue das pessoas ou matando mulheres jovens. Em algumas historias tem asas, em outras, sua respiração é de fogo.


Fonte: http://forgetthefear.blogspot.com/
Lâmia Lâmia Reviewed by Balem on 21:05 Rating: 5

Nenhum comentário

Subscribe to Templateism