ADS

H.P Lovecraft



Muitos podem estar se perguntando "o que significa Lovecraft?" quando acharem uma categoria do blog. Lovecraft, foi um escritor de contos de fantasia, ficção científica e horror.

A influência dele foi tamanha que até hoje ele é indicado como um dos maiores contistas de terror, junto com Edgar Allan Poe. Lovecraft é mais famoso entre apenas os leitores de creepypastas mais aficionados, pois achar creepypastas que tenham o estilo de história de Lovecraft são raros e muitas vezes, essas creepypastas são extensas e difíceis de traduzir. São bastante intelectuais também.

Aqui no blog tem dois exemplos de creepypastas estilo "Lovecraft". Amor e Hipersalto.


Lovecraft era caracterizado principalmente por causa de suas histórias que abordavam temas distintos. Algumas delas falavam sobre a lenda do Cthulhu e outras sobre a fragilidade da mente humana perante o mistério da vida (que filosófico!).

Temas mais abordados:

*Conhecimento proibido: Lovecraft em muitos de seus contos acabava abordando sobre conhecimentos proibidos. Os críticos diziam que era uma maneira que Lovecraft manifestava o desprezo que ele sentia ao mundo ao seu redor, sendo que no final de cada história o(s) personagem(ns) que insistia(m) em obter esse conhecimento acabavam completamente destruídos ou destruindo eles fisicamente.

*Influências não-humanas: Nos contos de Lovecraft, outro tema que abordava eram que a humanidade estava sobre influências não-humanas ou quase-humanas. O grande exemplo disso é Cthulhu, um monstro que era cultuado como deus por esquimós, habitantes da Groenlândia e etc. Lovecraft acabava usando os cultos para dar informações diluídas sobre esses "deuses" para os leitores e muitas vezes, quando os oponentes viam um desses monstros acabavam ficando insanos imediatamente.

Os seres geralmente são descritos também como "horrores cósmicos" e que são praticamente imbatíveis contra oponentes humanos. Os personagens de Lovecraft acabavam descobrindo que a vitória que poderiam ter adquirido durante a aventura era insignificante.

*Sangue culpado: Também é muito abordado que se um dos parentes (não importa se o elo de ligação é distante) tenha cometido um crime no passado, todos os que vieram depois dele terão herdado a culpa do crime cometido.

*Destino: Muitas obras de Lovecraft falam sobre a impossibilidade de determinado personagem não conseguir tomar controle das próprias ações e que a própria morte não oferece segurança.

*Sociedade decadente: Lovecraft era muito familiarizado com o trabalho de um alemão chamado Oswald Splenger que previa que no futuro, a sociedade Ocidental ia começar a entrar em decadência. Lovecraft também tinha influências do filósofo Nietzsche.

Essas influências acabaram fazendo Lovecraft muitas vezes descrever sociedades que são consumidas pela barbárie ou por forças ocultas e inumanas. Isso é para muitos uma referência aos trabalhos de Splenger e sua teoria sobre a decadência do ocidente.

*Riscos de uma era científica: Lovecraft nasceu na virada do século 20, quando a ciência começou a ganhar mais forças e muitos previam uma sociedade baseada na ciência. Por isso, Lovecraft começou a abordar sobre quais seriam os efeitos sob a sociedade quando ela imaginasse que a ciência era ilimitada e poderosa, mas que algum dia, ela não conseguisse compreender alguma coisa.

Lovecraft gostava de abordar isso,pois usava o cosmos para fazer horror, como fez em um de seus contos "The Colour Out of Space" em que cientistas não conseguem entender um asteroide rumo à Terra radioativo. Outro fato sobre o horror da incompreensão da ciência perante algo é em outro conto "The Call of Cthulhu" em que os personagens identificam que a arquitetura era não-euclidiana e feita de esferas (algo impossível).

*Religião: O escritor abordava religião, sendo que muitas vezes as divindades descritas por ele estão indiferentes ou são hostis com a humanidade. Também em alguns contos ele abordava a fé.

Basicamente, é tudo sobre Lovecraft. Outra coisa que ele ficou tão conhecido que ele já teria sido personagem de alguns livros recentes como é o caso de "Peter Cannon", uma representação fictícia de Lovecraft.
H.P Lovecraft H.P Lovecraft Reviewed by Rodrigo Blockman on 14:12 Rating: 5

6 comentários

Delio disse...

isso vc viu no sobrenatural né. 6ºtemporada.

Luisinho disse...

eu já ouvi falar de H.P. Lovecraft e do Cthulhu.

Unknown disse...

Supernatural...

Anônimo disse...

O Lovecraft é um genio. Um dos melhores se não o melhor escritor da história.

Anônimo disse...

supernatural tem em sua formação o tema horror,terror, etc.
incrivel como hoje em dia o pessoal tem sopernatural como o pilar do sobrenatural,horror,terror,oculto, etc. Poxa, tem muito mais coisas sobre o tema por ai pessoal, e concerteza, supernatural não é o "pai" de todas as criações. :/

Anônimo disse...

Supernatural...kkkkkkkkkkkkkk

Coitados perto de Lovecraft, é comparar uma formiga com o Grande Cthulhu!!

Ia! Ia! Cthulhu Fthagn! Ph'nglui mglw'nfah Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Subscribe to Templateism